terça-feira, 29 de setembro de 2009


No regime que estou fazendo enfrento a dificuldade do que comer a noite, pois sinto mais fome!

Achei uma matéria muito legal que me ajudou e espero que ajude vcs também!

Posso comer carboidrato depois das 18 horas? Por que sinto uma vontade incontrolável de comer doces no período da noite? Ficar sem jantar vai me ajudar a eliminar peso?O que posso comer? Estas e outras perguntas são feitas freqüentemente a nós nutricionistas, por isso, estaremos esclarecendo tudo sobre a alimentação no período da noite

1- Ficar sem jantar vai me ajudar a eliminar peso?

O jantar é uma refeição indispensável, é um erro deixar de realizar esta refeição, pensando em eliminar peso. É importante comer de forma balanceada nas refeições principais, que são: café da manhã, almoço e jantar.
Para que o jantar esteja equilibrado é necessário ter um alimento de cada grupo alimentar, ou seja, deve conter no seu prato: cereais, leguminosas, carne, verduras, legumes e frutas. Sempre na quantidade certa, aliás esse é o segredo para manter o peso saudável.
Não deixe de acrescentar ao seu prato, alimentos ricos em fibras, que possuem alto índice glicêmico e dão uma sensação de saciedade maior, evitando a fome alguns minutos depois do jantar.

2- Posso comer carboidratos após as 18 horas?

O carboidrato é um nutriente essencial que deve estar presente em todas as refeições. De acordo com a recomendação, de 50 a 60% das calorias diárias consumidas devem ser provenientes de carboidratos.
Muitos comentam que depois das 18 horas, não se pode comer carboidratos. Isso é um mito. Não há nenhuma comprovação de que isso seja benéfico ao organismo. Deve-se sim consumir alimentos que possuem carboidratos, desde que seja em quantidade adequada.

3- Tenho muita vontade de comer à noite. Como posso controlar isso?

Algumas pessoas reclamam que não conseguem fazer dietas, por sentir muita fome à noite. Controla a alimentação o dia todo, mas quando chegam em casa à noite, colocam tudo a perder. O descontrole envolve sempre alimentos mais calóricos. Por que isso acontece?
Pode ser por diversos motivos, talvez seja porque você não realizou todas as refeições durante o dia e sentiu mais fome. Por exemplo, o fato de não ter realizado o café da manhã, que é uma refeição importante, pode fazer com que você mesmo inconscientemente, recompense durante a noite.
Outro provável motivo se deve ao fato de que à noite, em casa relaxando, o pensamento pode ser mais direcionado à comida, coisa que não ocorre durante o dia, devido às tarefas freqüentes.
O importante é tentar identificar o motivo e mudar a situação aos poucos. Realize todas as refeições diárias (de 5 a 6) e procure distrair-se quando surgir àquela vontade de comer um docinho. Vá ler um livro, escutar uma música, brincar com as crianças, passear com o cachorro, enfim, vale de tudo para evitar comer em excesso.
Agora, se esta com vontade de comer se tornar incontrolável e o consumo alimentar forem voraz, com grande quantidade de alimentos, isso pode ser um indicativo de uma doença chamada compulsão alimentar. Na dúvida, consulte um psicólogo ou um médico psiquiatra, além de um nutricionista que poderá orientá-lo adequadamente.

4-O que posso comer?

Tomar sopa à noite é mesmo um bom negócio. Quentinha sossega o estômago e deixa você satisfeita com menos comida. “Por ser líquida, rende uma refeição de fácil digestão, que garante um sono tranqüilo”
Você pode deixar sua sopa mais nutritivas e balanceadas acrescentando, para cada porção, 3 fatias de peito de peru picado, ou 1 fatia grossa de queijo branco ou 100 gramas de carne magra (frango, peixe ou músculo) – refogada com um pouco de azeite

2 comentários: