segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Chá emagrece ou não?


Chá emagrece ou não?

Essa é uma das perguntas que eu me fazia quando estava tentando emagrecer sozinha emagrece ou não? Ai esta a resposta para a minha duvida e talvez a de vcs também!

A gente liga a TV e, dependendo do programa que está passando, logo dá de cara com uma propaganda que vende um chá “milagroso”, o qual vai acabar com todas suas gorduras, principalmente as localizadas. Na farmácia, vê vários chás emagrecedores enfileirados na prateleira. No salão de beleza, sempre tem alguém recomendando uma nova infusão, que supostamente teria sido a responsável por vários quilos a menos.

O fato é que, assim como as dietas têm os seus modismos, os chás emagrecedores também vivem seus dias de matadores das gordurinhas a mais. Mas a final de contas, chá ajuda mesmo a emagrecer?

A sabedoria popular (e às vezes até mesmo a especializada) diz que não é qualquer chá que colabora no emagrecimento. Os que funcionariam mesmo são os amargos, como de alcachofra, cipó-cabeludo (hein?!?!), losma (o que???), cáscara sagrada e de porangaba (meda!). Alguns deles, realmente queimam gorduras, outros, na verdade, apenas fazem o intestino funcionar melhor, facilitando a digestão. Em grandes quantidades, essas bebidas poderiam até causar diarréia e, conseqüentemente desidratação e irritações na parede do intestino. Portanto, cuidado!

Os fitoterapeutas ensinam que, antes de começar um tratamento é preciso desintoxicar. Por isso, recomendam os chás desintoxicantes - que devem ser consumidos de três a quatro copos por dia. São eles:

  • Salsaparrilha (Smilax sp): diurética e depurativa, ajuda a eliminar os metais pesados.
  • Dente-de-leão (Taraxacum officinale): tem ação diurética e melhora o funcionamento do intestino.
  • Capim-limão (Cymbopogon citratus): facilita a digestão e reduz a retenção de líquidos.
  • Alecrim (Rosmarinus officinalis): ativa a circulação e combate os radicais livres.

Dica: Se preferir beba um copo meia hora antes das refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Os especialistas dizem que, nesses horários, além do efeito terapêutico, o chá ajuda a dar saciedade. Prepare-o com uma, duas ou no máximo três ervas.

Um comentário:

  1. Acho que chá e esses suplementos devem ser usados como auxiliadores e não como solucionador do problema... pq se não vc só vai se decepcionar.

    Eu tomo muito chá de gengibre... mais pq gosto do sabor. Dizem por aí q ajuda a emagrecer pq acelera o metabolismo por ter ação termogênica. Se ajuda ou não eu não sei... mas eu gosto, e tomo!

    Obrigada pela visita no meu blog! Vc está adicionada e virei sempre aqui.

    Beijinhos

    ResponderExcluir